Episódio 3
Série P:
Previsão do Tempo
O que você precisa saber sobre comportamento climático no ambiente de montanha?
28 ABR 2023
Neste episódio, Eduardo Pontes dá continuidade a série denominada "os P's do trekking", desta vez com o "P" de Previsão do Tempo. Para destrinchar o assunto, ele conversou com Giovanni Dolif, o @hashtag.ceu, doutor em Meteorologia pelo CPTEC, com 22 anos de experiência em previsão do tempo. Velejador, é sócio na empresa Metplan.org, que dá apoio meteorológico para travessias marítimas
Ter amplo conhecimento a respeito da natureza e seus fenômenos climáticos auxilia muito em diversos aspectos do montanhismo, principalmente em termos de segurança. É um conhecimento que qualquer praticante deve ter na bagagem.
No primeiro bloco: um pouco de teoria. Com Giovanni Dolif
No segundo bloco: Meteorologia sem instrumentos. Com Giovanni Dolif.
Giovanni Dolif
APRESENTAÇÃO BLOCO 1
Planejamento meteorológico para o ambiente de montanha
A Meteorologia é o estudo científico da atmosfera, seu comportamento e fenômenos. Através desta ciência o homem se tornou capaz de interpretar sinais a respeito do comportamento atmosférico fazendo monitoramentos e análise de resultados e, desta forma, identificando as tendências climáticas. Para a prática do montanhismo, ter amplo conhecimento a respeito da natureza e seus fenômenos climáticos auxilia muito em diversos aspectos do esporte, mas principalmente em termos de segurança. A montanha pode ser um ambiente inóspito e, neste âmbito, saber interpretar sinais de mudança de tempo, como a chegada de tempestades, por exemplo, pode trazer não apenas conforto ao praticante, mas a noção precisa para tomada de decisões em que acidentes sejam evitados ou tenham seus riscos diminuídos.
APRESENTAÇÃO BLOCO 2
Meteorologia sem instrumentos
Comunidades de pescadores artesanais ainda hoje realizam previsões do tempo através da observação de indicadores ambientais, como nuvens e ventos. Na região semiárida, existem "profetas do tempo" que também se baseiam em indicadores naturais, como o comportamento de aves e árvores, para prever a época de chuvas. Durante as grandes navegações na antiguidade, a previsão do clima era fundamental para o sucesso das expedições e um desafio que exigia o desenvolvimento de técnicas de observação meteorológica. Durante o tsunami na Indonésia, houve relatos de animais que apresentaram comportamento diferenciado antes do evento, buscando refúgio em locais altos. Mais recentemente, pesquisas científicas têm comprovado uma relação entre a pressão atmosférica e o comportamento animal.
REFERÊNCIAS DESTE EPISÓDIO
Windy: Wind map & weather forecast (ferramenta recomendada pelo Giovanni)
Playlist do Sobre Trilhas no Spotify: músicas recomendadas no intervalo.
Moda de viola usada na abertura: Previsão do Tempo, de Zé Mulato & Cassiano